No mundo atual, onde a forma de se consumir não é mais como era antigamente, estarmos conscientes de nossa pegada ecológica é o caminho para garantirmos a sustentabilidade do nosso consumo.

O termo Pegada Ecológica foi inserido em 1996 pelos cientistas William Rees e Mathis Wackernagel, com a finalidade de servir como um novo conceito no universo da sustentabilidade.

A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que foi criada para avaliar o quanto de recursos naturais renováveis usamos diariamente para sustentarmos nosso modo de vida. Toda a nossa forma de viver é contabilizada, isso inclui onde moramos, como é a nossa casa, quais eletrodomésticos possuímos, o que compramos, o que comemos, como nos divertimos, etc.

E como podemos diminuir nossa pegada ecológica?

Uma das formas de contribuirmos individualmente é praticarmos os 8R’s da sustentabilidade, que são:

    1. Refletir: Quando for consumir algo reflita, pois qualquer ato ou atitude de consumo impactará positiva ou negativamente em sua pegada ecológica. Você pode refletir em todas as esferas que compõe a sua vida e assim adotar um estilo de vida mais amigável com o meio ambiente.
    2. Reduzir: Quando consumir algo fique atento aos desperdícios, e se puder recuse consumir produtos que não estão preocupados com o meio ambiente. Lembre-se que em tempos atuais menos é mais e que escolhas conscientes fazem toda a diferença.
    3. Reutilizar: Consumiu? Então use até o fim ou use sua criatividade para reutilizar aquele produto para uma nova finalidade.
    4. Reciclar: Separe na sua casa os resíduos orgânicos dos recicláveis e entregue os recicláveis para o catador da sua comunidade, pois atualmente muitas pessoas vivem da renda da reciclagem.
    5. Respeitar: Uma forma de respeitar o meio ambiente, seu trabalho e sua experiência de vida é de fato repensando que por trás de cada bem, serviço ou produto aconteceu todo um processo para aquilo estar disponível naquele momento para você;
    6. Reparar: Algo que você consumiu quebrou? Antes de você descartar existe a possibilidade de reparar?
    7. Responsabilizar-se: Ser consciente de sua pegada ecológica e ser responsável por ela é um grande ato de amor pelo Planeta;
    8. Repassar: Você não quer mais tal objeto? Antes de descartar, procure repassar, de repente aquilo que não lhe serve mais, será um grande presente para outra pessoa. Também repasse todas essas informações para as pessoas próximas de você, em suas redes sociais, enfim, quanto mais pessoas ficarem engajadas em ser responsável pela própria pegada ecológica, mais teremos condições em habitar em um planeta mais saudável.

 

E qual é a sua pegada?

Para calcular sua pegada ecológica, acesse: http://www.pegadaecologica.org.br/2015/index.php

Enfim, são inúmeras as possibilidades e oportunidades para contribuímos e criarmos soluções criativas para nosso benefício e consequentemente para nosso Planeta Terra.

Portanto, colabore repensando seus atos, criando novos hábitos e mudando suas atitudes!

E se você quer saber mais informações relevantes e atualizadas, fique ligado em nossas mídias digitais.

Um abraço verde e até mais!

Aline Bringel